Estudos de Mercados Internacionais e Projetos para a Internacionalização de Empresas:
A GlobalMarket desenvolve projetos para as empresas iniciarem ou incrementarem exportações, bem como voltados para internacionalização, desde 1997. Diversos clientes já foram beneficiados pelos projetos para o ingresso em novos mercados ou visando a expansão comercial. Esses projetos visam também atender a clientes globais e buscar inovação para produtos e serviços.
Na atual momento pelo qual a economia brasileira atravessa, a retração da demanda interna dá um sentido ainda maior aos trabalhos de consultoria especializada desenvolvidos pela GlobalMarket. Esses trabalhos suportam as empresas que necessitam incrementar as suas exportações e/ou se internacionalizar, com foco no incremento das vendas ou visando se proteger da volatilidade do mercado interno, diversificando riscos.
Os trabalhos visam dar suporte não só às atividades de planejamento, como buscam resultados efetivos e imediatos. Com frequência, durante a realização dos estudos para internacionalização ou para a expansão das exportações, surgem demandas voltadas para a cotação de produtos e mesmo pedidos efetivos que não raramente cobrem os custos do projeto e já produzem um bom nível de receita.
Normalmente, os países cobertos pelas ações da GlobalMarket envolvem Estados Unidos, Canadá, Panamá, Uruguai, Colômbia, Chile, Argentina, Peru, México, Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Emirados Árabes Unidos.
Os principais temas trabalhados pela GlobalMarket envolvem:
a) Identificação de empresas com potencial para joint venture, fusão ou aquisição;
b) Prospecção de parceiros no exterior, envolvendo potenciais importadores, distribuidores, representantes ou agentes;
c) Seleção e indicação dos países com maior potencial para exportações;
d) Recomendações sobre as melhores formas para o ingresso nos países alvo;
e) Levantamento da legislação envolvendo o NCM dos produtos a serem exportados, procedimentos para exportações, aspectos tributários e fiscais;
f) Levantamento de informações de mercado para o posicionamento mercadológico e adaptação ao mercado alvo, envolvendo dados sobre a oferta, demanda, tendências, cadeia de valor local, hábitos e atitudes dos consumidores, dimensionamento do mercado, competidores, preços praticados e principais produtos comercializados;
g) Gestão de riscos envolvendo o levantamento de custos x benefícios;
h) Planejamento do modelo de negócios adaptado ao país alvo.